Google+ Followers

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Como conseguir esperar ?

Pedido de conselho de uma jovem serva de Deus,cujo namorado é cristão, mas que luta com seus desejos e hormônios.

A jovem diz:
Olá, a paz do Senhor.

Bom, eu queria um conselho sobre algo que tem acontecido em meu namoro.

Namoro há alguns meses, eu e meu namorado somos evangélicos, ambos líderes dos jovens em nossa igreja, e temos compromisso com o Senhor. Porém, nosso namoro a cada dia esquenta mais, e apesar de sabermos que está errado, ñ conseguimos nos controlar. Somos virgens e sabemos que tudo isso q tem acontecido ñ agrada ao Senhor, mas queremos uma forma de parar isso. Qnd estamos dessa forma e isso chega a um nível ñ muito bom, logo um dos dois pede para parar, mas dpois d uma semana no máximo, voltamos a fazer tudo de novo!

Tenho muito medo de que nós algum dia cheguemos a cometer um erro.

Quero muito obter novamente a pureza que existia em nosso namoro no início. Mas será q ainda é possível?

Por favor, me ajudem!



Resposta pelo Pastor Ismael



Querida, Paz seja sobre o seu namoro!

Vocês dois são pessoas especiais para Deus, que O servem numa obra muito importante e aí eu fico pensando primeiramente no prejuízo para o Reino.
Se isso acontecer vocês estarão desautorizados e sem autoridade para continuar a servir no ministério de jovens, pois vocês foram vencidos.
Não que não possa haver restauração e perdão, mas veja o exemplo de Sansão, o herói de Deus, o guerreiro de Deus, que foi vencido pelo sexo e tornou-se um bobo da corte, e somente no fim de sua vida, depois de muita vergonha e tristeza acabou por escolher a morte do que continuar a ser objeto da diversão, palhaço do inimigo.
Depois eu penso em vocês dois, na verdade eu fiquei até emocionado ao tomar conhecimento de sua luta contra o pecado, pois também fui jovem e estive lá e sei o quanto é difícil.
Saiba que vocês não estão sós, muitos são os jovens que estão no mesmo barco que o de vocês. Há alguns que vão para casa no domingo à noite envergonhados, vencidos , cabisbaixos, com sentimento de culpa. Eles se lembram da santa ceia, das orações, da Palavra, mas acabaram de novo sucumbindo e aí é aquela "depre".
Então eu acredito que a primeira vez é importante não acontecer , porque se assim for as coisas ficarão ainda mais difíceis.

Agora quero enumerar algumas coisas extraídas do livro de Jim Burns, “O prazer da Espera” e de outros autores, para ver se assim consigo ajudá-los, mas de qualquer forma, eu compreendo vocês, amo mesmo não os conhecendo e vou orar para sejam vitoriosos.

Por que esperar? Esse é o título do capitulo que quero me deter.


Muitas pessoas boas cometem o erro de avançar o sinal antes do casamento.Apesar de a Bíblia ser clara sobre o assusnto da relação sexual fora do casamento, Deus é misericordioso e paciente e nos ama incondicionalmente.

Posso também entender como o impulso sexual de duas pessoas saudáveis e que se amam pode provocar um intenso desejo para a união sexual. Entretanto , estou ainda mais convencido de que o desejo de Deus é que as pessoas evitem a relação sexual antes do casamento, e que obedecer a suas instruções no que se refere ao assunto é o melhor para o relacionamento.

C.S.Lewis ( maravilhoso homem de Deus) disse: “ A verdade é que sempre que um homem se deita com uma mulher, queiram eles ou não, uma relação transcendental se estabelece entre eles, a qual será motivo de alegria ou sofrimento para sempre”( Alguns chamam de laço de alma).

Haverá uma ligação entre ambos para sempre, pode até se casar com outro , mas aquele laço de alma ficou.

Não acho que exista algo mais íntimo ou pessoal do que os dois compartilharem os corpos, emoções e espíritos na união sexual.

Abaixo vai algumas perguntas e indagações para que vocês dois discutam juntos, e elas ajudarão a meditar e chegar a uma decisão cuidadosa quanto a esperar ou não. Tenham em mente que escrevi as questões considerando a ambos como cristãos desejosos de crescer verdadeiramente na fé cristã.

1- Para algum de vocês , o significado da relação sexual no casamento será diminuído por ela já ter ocorrido antes de se casarem? Se a resposta for sim, o relacionamento será rompido por amargura e ressentimentos.

2- Sua consciência os incomoda durante ou depois do ato sexual ou mesmo do “quase lá ?”. Vocês acham que poderia ser o Espírito Santo desafiando-os?
3- Ambos estão comprometidos um com o outro?

4- Vocês estão convencidos de que um é a pessoa certa para o outro, como companheiros para o resto da vida?

5- O que vocês acham que a Bíblia tem a dizer sobre a relação sexual antes do casamento? Aqui estão alguns versículos que devem ser examinados. At.15:20; I Co 6:13, 18-20; Ef 5:3; 1Ts 4:1-8 e 1Pe 2:11.

6- Ambos parecem desejar o melhor de Deus para suas vidas. A relação sexual afetará o serviço a Deus e sua comunhão com ele?

7- A relação sexual causará danos de alguma forma ao seu interelacionamento ?

8- Ela poderá prejudicar a comunicação entre ambos e mesmo provocar a perda da confiança?

9- A relação sexual ajudará, impedirá ou não afetará o relacionamento espiritual entre vocês?

10- Vocês pensaram na possibilidade de uma gravidez e em como fazer para que isso não aconteça?

11- Que razões os levariam a um ato sexual? Elas são puras?

Afirmo que até dar respostas a vocês não é difícil , o difícil será vocês praticarem o que é certo, mas também penso que Deus ainda tem seus heróis entre os jovens.

Segundo o excelente livro “Sexo,amor e paixão: como realmente saber?", de Ray Short, no capítulo “Ser ou não virgem”, o autor escreve que a ciência constatou nove fatos relacionados ao provável efeito sobre o seu relacionamento conjugal, do sexo praticado antes do casamento:

Fato 1: O sexo antes do casamento tende a separar os casais,

Fato 2: muitos homens não gostam de se casar com mulheres que tenham tido relações com outra pessoa,

Fato 3: As pessoas que praticam sexo antes do casamento tendem as ser menos felizes no relacionamento conjugal.

Fato 4: As pessoas que praticam sexo antes do casamento estão mais propensas ao divórcio.

Fato 5: As pessoas e os casais que tenham tido relacionamento sexual antes do casamento possuem maior inclinação a manter casos extraconjugais.

Fato 6: A experiência pré-conjugal pode iludí-lo e leva-lo a casar-se com uma pessoa que não é a certa para você.

Fato 7: As pessoas e os casais que mantêm uma relação íntima pré-conjugal parecem alcançar a satisfação sexual mais cedo, após o casamento. Entretanto:

Fato 8: No decorrer de seu relacionamento conjugal, provavelmente se sentirão menos satisfeitos com sua vida sexual, entendida num sentido mais amplo.


Fato 9: Hábitos sexuais insatisfatórios antes do casamento podem acarretar, mais tarde, a deterioração do relacionamento sexual entre os cônjuges.

Mais uma coisa, mesmo que vocês não tenham dúvidas neste instante, que vocês foram feitos um para o outro e têm certeza de que um dia vão se casar e naturalmente não querem pensar de outra forma, deixe-me fazer o papel do diabo (acusador): Larry Richards diz:

“Um estudo mostra que os garotos acreditam haver encontrado o seu amor verdadeiro pelo menos cinco vezes na fase que compreende o período entre o ginásio e o segundo ano da faculdade”

Deus nos dotou de uma sexualidade e depois Ele disse não. Será que ele é masoquista ? Gosta de ver a gente sofrer ? Não, mil vezes não. Deus quando diz não Ele tem os seus motivos, e esses motivos são sempre no sentido de Proteção e Provisão, veja:
-Proteção contra a gravidez indesejada, e provisão de gravidez desejada e saudável,

-Proteção contra a infelicidade no casamento por causa da desconfiança, e provisão de um casamento onde os dois confiam plenamente um no outro;

-Proteção contra o casamento precipitado, e provisão para um casamento no momento certo, estruturado.

-Proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis, e provisão de uma vida com saúde.

- Proteção contra o aborto, e provisão de filhos bem vindos e benditos.

-Proteção contra o prejuízo espiritual oriundo da desobediência, e provisão de crescimento espiritual pela obediência.

O relacionamento amoroso deve trazer pelo menos quatro coisas boas:

-Crescimento espiritual

-Crescimento emocional

-Saúde física

-Promoção pessoal.

E de tudo isso, que falamos, fuja das situações de perigo, e lembre-se, passar muito tempo perto do abismo, pode colocá-los lá no fundo um dia.

Procure fazer as coisas sempre em grupo e fuja das oportunidades, porque de outra forma vocês serão vencidos e poderá haver muita tristeza e acusações.

Um forte abraço, no amor de Jesus, Pr Ismael

Um comentário:

  1. Olá pastor.

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo por este BLOG - Ministério. Hoje em dia a juventude cristã está sedenta por orientação biblicamente fundamentada, e o BLOG é um excelente meio para tanto.

    Quando li o assunto "Como conseguir esperar" pensei em encontrar dicas para os cristãos solteiros, pois muitos jovens hoje em dia estão ansiosos e tomando decisões precipitadas por não saber esperar a pessoa certa chegar. Fica então a sugestão para um próximo artigo de aconselhamento.

    Um abraço,

    Elaine

    ResponderExcluir